Grupos de Pesquisa

CETVN - CENTRO DE ESTUDOS DE TELENOVELA

Universidade de São Paulo


O CETVN desenvolve desde 2005 o Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (OBITEL), projeto internacional com pesquisadores de 12 países. Publica resultados no Anuário Obitel em português, espanhol e inglês. Projetos finalizados: Nações e Narrações: a Telenovela Brasileira no Cenário Internacional; Nações e Narrações Televisivas: para um Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva; A telenovela como narrativa da nação: a recepção em nova chave; Um estudo de caso de ficção televisiva e transmidiação: a TV Globo (em andamento). Todos apoiados pelo CNPq e parcerias com Ibope Mídia e Globo Universidade. O CETVN realiza seminários nacionais e internacionais. Os pesquisadores publicam em periódicos Qualis e apresentam trabalhos em eventos nacionais e internacionais.


GEMInIS - GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MÍDIAS INTERATIVAS EM IMAGEM E SOM

Universidade Federal de São Carlos


O GEMInIS é um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos, onde atua na linha de pesquisa “Narrativa Audiovisual”.



A-TEVÊ - LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE TELEFICÇÃO

Universidade Federal da Bahia
(Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas)


O Grupo de Pesquisa a-tevê surgiu há pouco mais de uma década para reunir estudiosos que se dedicam aos aspectos poéticos, estéticos, estilísticos, narrativos e plásticos da ficção televisiva, e/ou aos processos criativos e autorais em seu entorno. Nos últimos anos, o grupo  ampliou o escopo de investigações para favorecer estudos comparativos sobre o estilo e as poéticas autorais da ficção televisiva com outros produtos e linguagens, como filmes de ficção, peças audiovisuais publicitárias e narrativas gráfico-sequenciais (histórias em quadrinhos). Hoje, as pesquisas do a-tevê possuem duas linhas prioritárias de trabalho: a) o estudo dos contextos de produção e recepção da ficção televisiva, dos aspectos narrativos, poéticos e estilísticos, com ênfase na intertextualidade e na trasmidiação e b) o estudo comparativo da autoria e do estilo de produtores, roteiristas e diretores da ficção televisiva, do cinema, do filme publicitário e das histórias em quadrinhos. Os integrantes do Grupo a-tevê participam da Rede de pesquisadores da ficção televisiva OBITEL Brasil e promovem  a atividade de extensão:


Estação do Drama: programa de formação de roteiristas de narrativas seriadas para televisão e internet.









Comments system

Disqus Shortname